5 Previsões para a Imigração nos EUA em 2023
O interesse dos brasileiros em morar nos Estados Unidos não é recente e, de acordo com o Itamaraty, cerca de 1,8 milhão de imigrantes brasileiros (entre documentados e indocumentados) residem atualmente no país.
Há diversas indicações de que esse número aumentará para 2 milhões em 2023. O advogado e especialista em direito imigratório Marcelo Gondim elaborou quatro previsões sobre a imigração nos Estados Unidos no próximo ano. E a Zoei resolveu compartilhar com você:
Os EUA precisam de profissionais estrangeiros
Para manter sua posição como principal potência econômica global, os Estados Unidos precisam do conhecimento técnico e especializado de profissionais estrangeiros.
Com o objetivo de atrair esse “capital intelectual”, o governo norte-americano tem aumentado significativamente a cota de green cards nas categorias EB (Employment-Based) para 300 mil.
Muitos brasileiros têm se beneficiado dessas categorias, o que permite a obtenção da residência permanente nos Estados Unidos.
Mercado de trabalho superaquecido
Os Estados Unidos estão enfrentando uma situação peculiar, em que há mais vagas de emprego disponíveis do que pessoas qualificadas ou mesmo interessadas em preenchê-las.
Segundo o Departamento de Trabalho americano, há 12 milhões de vagas abertas, principalmente nas áreas de saúde, engenharia, aviação e tecnologia.
O profissional brasileiro altamente qualificado tem excelentes oportunidades de conseguir trabalhar temporariamente (com visto de trabalho) ou até mesmo obter residência permanente no país, caso receba uma oferta de emprego fixo.
Legalização de imigrantes indocumentados:
Embora tenha obtido minoria no Congresso, o Partido Democrata conquistou a maioria dos representantes no Senado nas últimas eleições que definem o panorama político do segundo mandato do governo americano.
Essa é uma notícia promissora para muitos brasileiros que se encontram em situação irregular nos Estados Unidos. Isso se deve ao fato de que o atual presidente, Joe Biden, ainda está tentando aprovar uma reforma imigratória que pode conceder um “perdão” a até 8 milhões de imigrantes que estão atualmente indocumentados.
A vitória do Partido Democrata no Senado fortalece as chances de Biden obter a aprovação dessa reforma em 2023.
Sistema de Imigração mais ágil e eficiente:
A pandemia determinou o fechamento de agências e representações consulares dos EUA em todo o mundo por quase 2 anos. Como consequência, a “fila” de espera para uma entrevista de visto ou processamento de benefício imigratório cresceu significativamente, chegando ao ponto em que o agendamento de uma simples entrevista no Consulado pode levar mais de 1 ano.
No entanto, nos últimos meses, o Departamento de Estado americano tem adotado medidas para agilizar e simplificar seus processos, contratando mais funcionários e investindo em novas tecnologias para reduzir o atraso e tornar a imigração legal para os EUA mais rápida e eficiente em 2023.
O Departamento de Imigração (USCIS) já estabeleceu metas para que os processos de obtenção do Green Card sejam concluídos em no máximo 6 meses no próximo ano.
Fonte: https://gondimlaw.com
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!