EUA criaram 253 mil postos de trabalho em abril/2023
De acordo com a CNN, um relatório divulgado pelo Departamento do Trabalho revelou que os empregadores dos Estados Unidos aumentaram as contratações em abril. Esses dados indicam uma força contínua no mercado de trabalho, o que pode levar o Federal Reserve a manter as taxas de juros mais altas por um período prolongado.
No mês de abril, a economia dos EUA ofereceu 253 mil postos de trabalho fora do setor agrícola. Vale ressaltar que os dados de março foram examinados para mostrar a criação de 165 mil empregos, em vez dos 236 mil relatados anteriormente.
Economistas consultados pela Reuters previam a criação de 180 mil vagas, porém, a abertura de postos de trabalho superou significativamente a taxa mensal necessária para acompanhar o crescimento da população em idade ativa, que varia entre 70 mil e 100 mil.
A taxa de desemprego também registrou uma queda, passando de 3,5% em março para 3,4% em abril. Além disso, o salário médio por hora teve um aumento de 0,5%, após um avanço de 0,3% em março. Na comparação anual, os quartos tiveram um crescimento de 4,4% em abril, em relação ao aumento de 4,3% registado em março.
Outras medidas, como o Índice de Custo do Emprego e o rastreador salarial do Federal Reserve de Atlanta, também demonstraram impulso. O crescimento salarial continua forte demais para ser consistente com a meta de sobrevivência de 2% estabelecida pelo Federal Reserve.
O Federal Reserve elevou sua taxa básica de juros em mais 0,25 ponto percentual, levando-a para a faixa de 5% a 5,25%.
Desde março de 2022, o Federal Reserve aumentou sua taxa básica de juros em um total de 5 pontos percentuais. No entanto, alguns economistas acreditam que o mercado de trabalho pode estar superestimando a saúde da economia, destacando a divergência entre os gastos do consumidor e os ganhos de emprego, bem como a queda contínua na produtividade do trabalhador.
Os gastos do consumidor estagnaram em fevereiro e março, e a produtividade registrou uma queda por cinco trimestres consecutivos na comparação anual, o que representa o período mais longo desde que o governo começou a monitorar essa série em 1948.
Além disso, os economistas observam que o crescimento do emprego está se concentrando cada vez mais no setor de lazer e hotelaria, bem como nos governos estaduais e locais, setores nos quais o emprego ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia.
Com os riscos de uma recessão aumentando devido aos custos elevados de empréstimos e às condições mais rígidas de crédito em meio ao estresse do mercado financeiro, o cenário de contratações pode sofrer mudanças rápidas.
Por enquanto, o consenso geral é de que a economia continuará gerando empregos pelo menos até o quarto trimestre.
Fonte: CNN/Brasil
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!