Enxaqueca saiba sobre as principais causas e tratamento
A Enxaqueca é um incômodo que pode ser desencadeado por diferentes fatores, tais como jejum prolongado, falta de sono, tabagismo, consumo de alimentos embutidos e hormonais.
Esses gatilhos podem apresentar crises de dor de cabeça intensas, concomitantes por uma série de sintomas debilitantes. Essa doença neurológica crônica, com predisposição genética, é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.
A enxaqueca é caracterizada por uma dor latejante na cabeça, podendo afetar um ou ambos os lados. Já na cefaleia em salvas, a dor pulsante se concentra em apenas um lado da cabeça, podendo se estender para a região frontal, face e olhos, intensificando a sensação de desconforto.
Existem diferentes classificações para a experimentação, sendo a mais comum a distinção entre com aura e sem aura.
Na enxaqueca com aura, os pacientes podem apresentar alterações visuais, sensibilidade, dificuldade na fala e outros sintomas antes do início da dor. Aproximadamente 20% das pessoas com enxaqueca experimentam a forma com aura, que pode incluir problemas de visão, como o desaparecimento temporário do campo visual, presença de pontos brilhantes ou dificuldade de focar em imagens.
Outros sintomas podem incluir formigamento nos braços que se estendem até o rosto ou dificuldade de fala. O tratamento desse tipo de vivência geralmente envolve uma equipe multidisciplinar, com profissionais da área de psiquiatria. As crises de vivência podem ser desencadeadas por diversos fatores. Além dos mencionados anteriormente, também podem estar relacionados ao estresse, mudanças climáticas, luzes intensas e odores fortes
Enxaqueca é uma forma de dor de cabeça crônica e debilitante que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracteriza-se por dores intensas, pulsantes e recorrentes em um lado da cabeça, embora também possam ocorrer em ambos os lados. Vamos discutir os sintomas, tratamentos e outras informações relevantes sobre a enxaqueca
Sintomas:
Dor de cabeça intensa e pulsante, geralmente em um lado da cabeça
Sensibilidade à luz, barulho e cheiros fortes.
Náuseas e vômitos.
Tontura e visão embaçada.
Formigamento ou dormência em face ou membros.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser desencadeados por diversos fatores, como estresse, alterações hormonais, falta de sono, consumo de certos alimentos (como queijos envelhecidos, chocolate, cafeína, etc.) e mudanças repentinas no ambiente.
Tratamento:
Analgésicos de venda livre podem ser úteis para aliviar a dor leve. Medicamentos prescritos são usados para condições mais intensas. Eles ajudam a aliviar a dor e podem ser administrados por via oral, nasal ou injetável. E em casos de acompanhamentos frequentes, o médico pode prescrever medicamentos para prevenção.
Algumas pessoas encontram alívio com terapias complementares, como acupuntura, terapia cognitivo-comportamental e alongamento muscular progressivo.
Além do tratamento, é importante identificar e evitar os gatilhos das enxaquecas. Manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, sono adequado, exercícios físicos regulares e gerenciamento do estresse também pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das crises de sofrimento.
Consultar um médico é fundamental para obter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado para a compreensão. Cada pessoa pode responder de maneira diferente aos tratamentos, por isso é importante buscar orientação médica personalizada
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!